sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ficha técnica da Fause Haten

Não foi a vocação para a moda, mas o tino comercial que determinou a entrada de Fause Haten no mundo fashion. Filho de um mascate libanês da 25 de Março, tradicional rua de comércio da região central de São Paulo, na adolescência já procurava um meio de sobrevivência para poder viajar.

Hábil com as mãos e com as tesouras, costurou algumas roupas, incorporou a maior cara-de-pau e apresentou os modelos à loja Le Lis Blanc. Aproveitando o pretexto da ascendência árabe comum com as proprietárias, Traudi Guida e Rahyja Calixto Afraenge, teve boa recepção e conseguiu que as roupas fossem deixadas em consignação.
Fause empolgou-se e não parou mais. Chegou a cursar algumas faculdades, incluindo um curso técnico de Moda na Universidade Anhembi Morumbi, mas não chegou a se formar. Aprendeu tudo cna prática.
Em 1987, o estilista lançou sua própria marca, a Der Haten, que depois mudou para Fause Haten, assumindo o próprio nome. Nos anos 90, ingressou no universo dos desfiles, apresentando coleções no Phytoervas Fashion e Morumbi Fashion.
Em 1999, quando o Morumbi Fashion já se chamava São Paulo Fashion Week, o desfile de Fause chamou a atenção de um diretor da marca de perfume americana Georgio Beverly Hills, que estava em busca de um estilista desconhecido para lançar nos Estados Unidos, associado a um novo perfume.
O brasileiro foi o escolhido entre outros 15 candidatos, marcando a entrada no mercado internacional. Um ano depois, estreava na Semana de Moda - 7th on Sixth, em Nova York. E, posteriormente, integraria o calendário oficial da Semana de Moda de Milão.
Fause faz moda masculina e feminina definida como chique e extravagante, situada em um meio-termo entre a alta costura e o prêt-à-porter. Em 2001, quando ganhou o prêmio Abit Fashion Brasil como o melhor estilista do ano, essa moda luxuosa ficou mais acessível. Em uma parceria com a rede Riachuelo, de roupas populares, foi lançada a marca Haten F., de streetwear jovem.
Outra faceta do trabalho do estilista é a ourivesaria, que desenvolve em parceria com a joalheria Guilherme Duque. São búzios de ouro branco e amarelo, com ou sem diamantes, em pencas ou em peças únicas. As jóias são vendidas em 30 joalherias do Brasil.
As jóias, roupas e acessórios podem ser encontrados na sua loja em São Paulo e multimarcas espalhadas pelo país.

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